quinta-feira, abril 16, 2009

Ao jovem de hoje, um lembrete

.
.....Há um século atrás, letrado era o filho do fazendeiro rico, do banquerio, talvez. O jovem dessa época, herdeiro da soma das gerações, não tinha "Guia do Estudante", "UOL Vestibular" e muito menos orientação profissional. As opções eram escassas - ou melhor, eram duas: médico ou advogado. O importante, de fato, era voltar da Europa ou dos Estados Unidos sendo chamado de Doutor.
.....Hoje, porém, mais de cem anos, duas guerras e outras catátrofes depois, os tempos são outros, muito mais modernos. A carroça virou helicóptero, o escravo virou doméstico e o jovem tem como livro de cabeceira "Sucesso Profissional em 10 Lições", "O Segredo", "Use Filtro Solar" e, na parede do quarto pôsters do Al Gore, do Roberto Justus e do novo messias, Obama.
.....O fato é que, ainda hoje, o herdeiro daquele enorme latifúndio, herda agora impérios comerciais da "Dolly" ou das "Casas Bahia". Logo, acaba por fazer uma faculdade de administração qualquer para tornar-se a versão fã de "Friends" e viciada em Yakult de seus próprios pais.
.....São poucos os jovens que levam em conta suas aptidões, seus objetivos e - imagine que absurdo! - suas próprias vontades, sonhos e ânsias. É chegada a hora do jovem de hoje espelhar-se naquele outro jovem de algumas décadas atrás que, sem poder desculpar-se pela pouca idade, fez escolhas tão mais difíceis do que a escolha profissional e lutou pelos ideais em que acreditava com unhas, dentes e flores para que, hoje, tenhamos a liberdade para sermos o que quisermos, quando quisermos, da maneira que bem entendermos.
.
.
Simulado de Redação da Fuvest 2010 - Anglo - Nota: 10 (dez)
Comentários do corretor: Ótimo texto. Continue assim: ácida!
.
.
Obrigada, obrigada. Também amo vocês.

2 comentários:

Anônimo disse...

Filipe: Colocou a redação em paginas públicas...
Muito bom os textos de Red Code e Almost (2° e ultimo textos respectivamente).Eles me fizeram pensar e pensei: amaioria dos seus textos são abstratos e poéticos...párabens.
Li uns 5 textos.Gostei destes dois mais, mas os outros são legais no modo bucólico de descrever imagens e metáforas.
Bjos

Unknown disse...

Acho que além dos parabéns, você deveria ganhar uma coluna em um jornal da sua preferência. Com certeza, ia fazer sucesso.